Qual o melhor momento e a intenção da Cirurgia no tratamento do paciente com câncer?

Fizemos um post recentemente (instagram @ranyellspencer) sobre quando, em que momento do tratamento do paciente a cirurgia vai ser aplicada. O paciente muitas vezes fica preocupado em retirar aquele tumor, combater aquela causa o mais rápido possível.

O que você tem que entender é que, em Oncologia principalmente, a cirurgia faz parte de uma estratégia de tratamento que pode envolver quimioterapia, radioterapia ou algumas outras terapias locais.

Então planejar para saber em qual momento que deve ser feita essa cirurgia é muito importante. Não necessariamente é no primeiro momento. É o que a gente chama de cirurgia “up front”, cirurgia de princípio. Mas eu posso colocar essa cirurgia para depois. Quer dizer, eu faço alguma terapia antes da cirurgia para depois operar, com o objetivo de diminuir o tumor ou melhorar aquelas margens de ressecção que a gente fala.

Então quando você procurar um médico para fazer uma cirurgia, muitas vezes ele não vai propor aquilo de imediato. Ele vai propor que você faça uma radioterapia antes, por exemplo, e a cirurgia depois.

Outra coisa que a gente tem que aprender em relação à cirurgia, é a intenção do tratamento. Quando a gente fala em cirurgia para tratar uma doença, a gente está pensando em uma terapia local. A gente sabe que o câncer, por exemplo, pode ser uma doença sistêmica desde o princípio, ou seja, ela nasceu em algum lugar, mas ela pode ir para outros lugares. É o que muitas vezes se fala em "enraizar" noutros lugares, mas na verdade são as metástases que o tumor pode produzir. Então imagina a gente fazer uma cirurgia enorme em um local e o paciente aparecer um mês depois ou dois meses depois com uma outra lesão no pulmão.

Então aquela cirurgia talvez não tivesse uma intenção curativa ou não conseguiu a cura. Então, quando a gente fala em intenção de tratamento, a gente quer dizer assim, poxa, qual é o meu objetivo principal com essa cirurgia? É curar o paciente? É livrar o paciente de sintomas? É combater algo agudo? Ou é permitir que ele faça mais quimioterapia ou mais remédio?

Assim, às vezes a intenção do tratamento é simplesmente que a cirurgia seja uma ponte para que ele, o paciente, volte ao seu tratamento principal, que seria a quimioterapia por exemplo. Quando você procurar um cirurgião para falar do seu problema, pergunte isso, entenda qual é a intenção do tratamento, qual a magnitude dessa cirurgia e qual o momento que ela vai ser feita e por quê.

Se o câncer for diagnosticado, o tratamento depende do estágio em que se encontra a doença. Uma das opções mais comuns é a cirurgia, que pode ser curativa na grande maioria dos casos. A cirurgia com intuito curativo é realizada quando o câncer é detectado no início e é possível removê-lo completamente. Já nos casos mais avançados, a cirurgia tem como objetivo principal reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Assista ao vídeo no Youtube e saiba mais!

A cirurgia ainda é a sua melhor chance de cura!

O papel de um cirurgião experiente no tratamento do câncer é fundamental. O cirurgião experiente tem habilidades técnicas apuradas e conhecimento atualizado sobre o tratamento deste tipo de tumor, o que aumenta as chances de sucesso da cirurgia, reduz os riscos de complicações e aumenta as taxas de cura. Além disso, o cirurgião experiente trabalha em equipe multidisciplinar com outros profissionais de saúde, como oncologistas, radiologistas e enfermeiros, para garantir o melhor tratamento possível para o paciente.

Dr. Ranyell é um cirurgião experiente em tratamento de câncer de cólon e oferece uma equipe multidisciplinar completa para garantir a melhor qualidade de vida para você que está enfrentando esse problema. Não deixe sua vida nas mãos de alguém que não conhece desse tipo de problema!

Gostou do texto? Repasse, comente!

Agende uma consulta agora mesmo! Wapp

Ou ligue para: (11) 97891-0463

#oncologia #câncer #sintomasdocâncer #tratamentodocâncer #cirurgiaoncológica #cirurgiadecâncer #diagnósticodocâncer

Instagram: @ranyellspencer e YouTube: Cirurgia Oncológica Avançada